Ao fundo do palco podemos ver a família da percussão. É um naipe vastíssimo que inclui: tímpanos, tambor, bombo, caixa clara, xilofone, triângulo, pratos e carrilhão, entre outros. Esta família é poderosa em termos de volume de som e por esta razão fica alojada no fundo do palco.
Para que esses instrumentos produzam som, temos que bater ou agitá-los. Alguns deles, como o tímpano e o xilofone, são
Para produzir o ritmo de maneira evidente, os instrumentos mais indicados para isso são os da numerosa e variada família da percussão. Esse naipe existe na música do Ocidente desde a Idade Média. E, hoje, ele se espalha pela última fileira de instrumentos das modernas orquestras sinfônicas, como a nossa Osesp. Ficam lá atrás, p
orque seus sons e ruídos são muito potentes; e ali não atrapalham os instrumentos de produção sonora mais delicada, como as cordas e as madeiras. Os sons, determinados ou não, do naipe da percussão resultam da batida, raspagem ou fricção de diferentes materiais, através de variados meios. Sua classificação tradicional é a seguinte:
Membranofones – Instrumentos que possuem membrana (de pele animal ou plástico) em um ou dois lados, tais como tambores, tímpanos, bombos e surdos. A caixa-clara, de dimensão relativamente pequena e também chamada de tambor militar, conta comum conjunto de cordas metálicas estiradas sobre a pele o que lhe dá um som especialmente penetrante, com marcial. Desde o Barroco do século XVII, tornou-se um costume incluir na orquestra um par de tímpanos, que podem ser afinados. Jean-Baptiste Lully foi o primeiro a utilizá-lo, em sua ópera Thésee (1675). Bem mais tarde no Romantismo do século XIX, os tímpanos da orquestra passaram a ser três, e, no século passado, tornou-se comum ver e ouvir grupos de cinco ou seis tímpanos em uma só sinfônica.
Idiofones =- são aqueles instrumentos que produzem sons pela vibração do próprio corpo como os pratos, a folha-de-flandres, as maracás, o pandeiro, o reco-reco e chocalhos diversos. Os pratos, de metal e em pares, podem ser batidos um contra o outro; um deles também pode ser utilizado sozinho, fixado sobre um tripé, onde é batido por uma baqueta. Os instrumentos de percussão podem produzir sons de altura determinada, como os timbales, o carrilhão, o xilofone, o vibrafone, e o jogo de timbres (Clokenpiel), e de altura indeterminada, como os chocalhos, tambores, pratos, padeiros e castanholas. Durante o século XX, compositores da linha nacionalista acrescentaram à já numerosa família de percussão instrumentos provenientes da música popular e folclóricas de seus países. Por outro lado, compositores mais radicais, os da chamada vanguarda, valorizaram ao máximo as possibilidades do emprego generoso da percussão.
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