Os sons dos Metais é também produzido pelo sopro dos instrumentistas. Como o próprio nome sugere, eles são construídos de uma liga de metais e cada instrumento consiste em um tubo dobrado ou enrolado no qual é colocado um bocal em uma das extremidades, onde o próprio músico sopra. A outra extremidade se alarga formando uma campânula – ou campana onde o som se projeta.
A característica básica dos
Sons
É importante saber que a diferença principal entre os instrumentos da família dos matais e os da família das madeiras não é o material com que eles são construídos, mas a maneira como eles produzem seus sons.
Os de madeira têm orifícios ao longo do comprimento do seu tubo e os seus sons são produzidos pela vibração de palhetas. Já o som dos instrumentos de metais, é produzido pela vibração dos lábios do instrumentista, em várias gradações de tensão, e em contato com um bocal de metal.
O timbre de um instrumento de metal depende do tipo de bocal utilizado, do diâmetro interno do tubo e da abertura da campânula, e a altura desse som depende do comprimento do tubo do instrumento. O tubo de uma trompa é maior em comprimento do que o de um trompete, portanto a trompa produz notas mais graves do que o trompete.
Voltas e VálvulasDurante muito tempo, as trompas e os trompetes foram compostos de partes destacáveis no comprimento dos tubos, chamadas de “voltas”, para poder ampliar o som e obter um tom mais baixo que o natural. Esses pedaços de tubos são conhecidos como crooks (bocais), quando recurvados, e shanks (culatra), quando retos.
O uso dessas partes era um problema para os músicos, já que eles precisavam trocá-las durante as apresentações e acabavam atrapalhando o andamento da orquestra. Com isso, os fabricantes passaram a produzir instrumentos de variados tamanhos, o que também não ajudou muito, pois os músicos se viram cercados de muitos instrumentos, causando-lhes grandes transtornos.
Então, por volta de 1815, foi inventado o sistema de válvulas que permite ao músico abrir ou fechar certas seções nos tubos, ampliando, assim, o alcance das notas. Esse sistema funciona como se existisse um jogo de voltas permanentemente encaixado no instrumento, podendo cada volta ser selecionada e entrar em funcionamento imediato pelo simples toque de um dedo.
Esses sistemas contribuíram para a criação e evolução de todos os instrumentos da família dos metais.
A família dos metais é formada por: trombone, trompa, bombardino, tuba, sousafone, trompete, Trompete picollo , fliscorne e corneta de pistões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário